quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como recuperar um HD com Bad Block.

Computador lento, nem sempre pode significar que esteja com vírus ou problema de Software, um fator que também pode deixar o computador lento desde o momento que se pressiona o botão de ligar, até o carregamento completo do Sistema Operacional(Seja ele qual for) pode ser os famosos Bad Blocks, que são os setores defeituosos do Disco Rígido, que muitas vezes é responsável direto da conhecida tela da morte(tela azul seguida da reinicialização do computador), informações vitais do Sistema Operacional pode estar gravada nesses setores, que torna impossível a leitura de dados e consequentemente o carregamento do Sistema ou o carregamento de algum Programa, música imagem etc.

O que fazer então?

Primeiro precisaremos de um programa que varra o disco rígido em busca de tais setores, e assim anule aquele setor passando a informação contida nele para o um setor adiante que esteja apto a gravar as informações este processo deve ser feito por um programa bootavél, ou seja que funcione fora do Sistema operacional, do contrario ele não conseguirá corrigir setores que tenha informações do Sistema gravados nele, a seguir segue o link do Fantástico Hiren's Boot 15.2 clique aqui que tem dezenas de programas indispensáveis a qualquer técnico de informatica,  dentre eles o DRevitalize 1.2 (Repair Bad Sectors) que vamos usar para reparar nosso disco rígido, após o download  do arquivos vamos extrair os arquivos com o winrar, winzip etc. e gravar a imagem em um cd virgem ligar o computador e pressionar a tecla com opções de boot ESC, F8, F11, F12 isso vai variar de acordo com a sua placa mãe em seguida escolher sua unidade de disco fisico(CD-R,CD-RW, DVD-RW etc.) assim que bootar do cd carregara o seguinte menu:



1º Passo - Escolher a opção Dos Programs.



2º Passo - Opção Hard Disk Tools.




3º Passo - Clicar no nome do programa DRevitalize 1.2.




4º Passo -  Será mostrado as partições e os discos rígidos reconhecidos pelo computador, vamos escolher o numero da opção desejada, geralmente a primeira, digitar 1 e enter.  



5º Passo - O programa irá varrer a superfície do disco rígido atrás de setores defeituosos, se houver algum irá aparecer na opção Bad Sectors Found o programa automaticamente fara a correção, deve-se observar que este processo pode ser bem demorado dependendo do tamanho do seu disco rígido e da configuração  do seu computador(Memória, Processador etc.), é extremamente importante deixar o programa escanear todo o seu Disco Rígido, mais se não tiver paciência pode-se cancelar o escaneamento quanto o programa pressionando ESC  quando inteirar  10000 mb, 10 gigas o Sistema Operacional com certeza ira iniciar normalmente más, após esses 10 gigas iniciais poderá haver outros Setores ruins tornando impossível a leitura em tais setores até fazer uma nova varredura. 

Obs. É importante deixar bem claro que quando começa aparecer os Bad Blocks é melhor ir pensando na compra de outro Disco Rígido pois com certeza após um período irá aparecer novos setores com problemas, vale lembrar que o programa não funciona a partir de pen-driver  bootável, sendo necessário ser executado através de um cd. 








11 comentários:

  1. O hirens boot pode sim funcionar a partir de pen drives de boot... fica a dic..

    ResponderExcluir
  2. O hirens boot pode sim funcionar a partir de pen drives de boot... fica a dic..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde gente, o Hirens boot funciona sim através de um pen driver bootável, mais o programa citado nessa matéria nao funciona através de um pen driver pois o mesmo é reconhecido como disco rígido.

      Excluir
  3. EU estu usando a partir de um pen drive, só vim aqui para saber como funciona o programa, e obrigado pela informação ;)

    ResponderExcluir
  4. correta a afirmação dos comentários...

    ResponderExcluir
  5. correta a afirmação dos comentários...

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde gente, o Hirens boot funciona sim através de um pen driver bootável, mais o programa citado nessa matéria nao funciona através de um pen driver pois o mesmo é reconhecido como disco rígido.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou fazendo a partir de um pen drive e está rodando porém a demora e terrível acha que se eu colocar em um CD vai melhorar? E será que vale a pena a espera? Pois meu hd o sistema nem reconhece mais.

    ResponderExcluir
  8. Funciona sim pelo Pen drive bootavel e até mesmo por um HD bootavel, pois é isso que estou fazendo nesse exato momento...E quanto a velocidade acredito que se tiver diferença é mínima, mas acredito que com o PEN drive ou HD bootavel e ainda mais rápido, ainda mais se for de tecnologia USB 3.0 como é o meu caso...Contudo esse processo e demorado mesmo e creio eu que não tem jeito pois todos esses programas funcionam da mesma forma...A não ser que tenha algum outro software no mercado que trabalhe de forma diferente, cujo o qual ainda não tenho conhecimento 😐 enfim é isso ae 😎👍

    ResponderExcluir
  9. O programa pode ser rodado através de pen drive bootável e funciona normalmente. Quanto ao tempo de processamento, realmente é demorado. Processei para recuperação de um HD de 1 tb e demorou 10 dias.

    ResponderExcluir