sábado, 3 de março de 2012

Criando um cd ou dvd bootavél com várias imagens ISO

Que tal ter em mãos um dvd com a opção de instalação de vários sistemas operacionais, por exemplo, que tal em um único dvd ter o Windows7, Windows XP, e pra variar um pouco o Ubuntu, Simplismente a opção de escolha entre 3 Sistemas Operacionais de instalação no mesmo dvd, excelente né. Então vamos lá precisaremos de um programa chamado X-boot clique aqui após descompactar o programa é só clicar no ícone não é necessário instalação, com o programa aberto iremos somente clicar nas imagens e arrastar para dentro do programa, é importante lembrar que o programa só aceita imagens no formato ISO, imagens do Nero(NGR) por exemplo não são aceitas, para converter as imagens usaremos um programa chamado Ultra-ISO (muito bom por sinal, vale a pena ter instalado no pc) clique aqui depois de convertidas as imagens na opção ferramentas, converter imagem para o formato ISO é só arrastar as imagens para dentro do programa, se abrir uma tela verde é só escolher a opção de boot mais próximo da imagem ou na dúvida é só escolher a primeira opção (add using Grub4dos ISO image Emulation).Após este processo é só escolher a opção Create ISO que o programa irá criar o cd ou dvd multiboot que após criado poderá ser testado com a opção QEMU, após o teste é só gravar em uma midia usando o próprio Ultra-ISO e bootar pelo cd/dvd-rom, se desejar criar um pen drive multiboot é só escolher Create USB(algumas placas antigas não dá a opção de iniciar pelo pen drive) iniciar o computador com a opção de boot via USB, abraço a todos.

4 comentários:

  1. Excelente programa, Estava a tempos precisando de um igual a esse que criasse o arquivo .iso e não apenas criasse um pen bootável...Valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos aqui para trocar conhecimentos embora descobri a pouco que somente renomeando o arquivo para .iso(minúsculo) como foi o caso do dvd de instalação do MAC OS X, abrindo a imagem com o Ultra-Iso teremos acesso á todo o seu conteúdo abração.

    ResponderExcluir
  3. legal. gostei. curto breve claro.

    ResponderExcluir
  4. Sensacional cara, parabéns pelo post, esta sendo de uma utilidade inimaginável! Grato!

    Anthony H.

    ResponderExcluir