sábado, 2 de julho de 2011

Como recuperar uma partição ou espaço perdido no HD.

Como recuperar aquela partição perdida no Hd ? Bom adiante mostrarei um tutorial bem simples de como recuperar aquele espaço tão precioso do HD, e o melhor  que pouca gente sabe, sem a instalação de programa algum, pelo próprio windows(xp,vista e 7) não sendo nescessaria a instação do partition-magic, partition manager etc., nos iremos clicar no menu iniciar, painel de controle(para simplificar vamos clicar em exibir ícones grandes), ferramentas administrativas, gerenciamento do computador e na aba à direita gerenciamento de disco, irá aparecer uma tela com suas partições, então mãos a obra.
Como mostra a figura acima(clique na imagem para ampliar) temos um espaço de quase 15 GB perdidos
para criar uma partição neste espaço, vamos clicar com o botão direito do mouse em cima do espaço não alocado e escolher a opção novo volume simples:














clicar em avançar, a seguir poderemos definir se iremos criar mais de uma partição dividindo o espaço ou definir o tamanho total e clicar em avançar, escolheremos a opção ntfs e avançaremos:
 











clicar em concluir aguardar e pronto, temos também a opção de aumentar uma partição já criada com o espaço disponível:














vamos clicar em cima da partição que desejamos aumentar, escolher a opçao estender volume e avançar nas telas adiante, simples não? qualquer dúvida eu criei um video sobre o assunto que pode ser visto
no endereço adiante, http://www.youtube.com/watch?v=2F16KzRgHL0 abraços.

10 comentários:

  1. Ja fiz o problema é que meu hd de 3TB acabou sendo reconhecido apenas como 801 GB, como reverter isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora Maria, se o gerenciamento de disco do windows não reconheceu o restante do seu HD, vc pode tentar programas alternativo como partition magic, ou partition manager entre outros, ou até mesmo usar um cd com boot do win98(DOS) usar o comando FDISK excluir todas as partições recrialas depois formatá-las usando o comando FORMAT.COM c: irá demorar uma eternidade(por ser uma formatação lenta) mais resolverá seu problema.
      Obs. o DOS não reconhecerá os 3TB do seu HD por limitações mais fará todo o processo recuperando todo o espaço, porém perderá todos os seus arquivos.

      Excluir
  2. Legais as dicas. Tem também um programa super bom e grátis que limpa o PC e ajuda a recuperar espaço, chamado PC Faster: http://www.pcfaster.com/pt/?opblg=1. Ele realmente funciona.

    ResponderExcluir
  3. recupera pendrive e cartão de memória tambem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza porém logo após a perca dos arquivos não deve ser adicionado nada no cartão de memória ou no pendrive, se não irá subscrever os arquivos ficando impossível a recuperação.

      Excluir
  4. Blz , 97 Gb recuperados , Grato !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O meu problema é o seguinte: O meu HD é 320G.
    Quando eu tentei instalar o sistema operativo, ele não estava aparecendo a unidade, fui aplicando alguns comandos até que consegui trazer-lhe, o problema é só reconheceu 3.9G, logo, não é possível instalar o S.O! O que faço para recuperar o espaço original? me ajudem, por favor...!! OBS: Já tentei eliminar e criar outra partição e nada.

    ResponderExcluir